<< Voltar     


Floratta Love Flower Desodorante Colônia, 75 ml

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2020

Data de lançamento: 01/06/2020

Categoria: Sustentabilidade

Tags: sustentabilidade, economia circular, ciclo fechado, Boticário, Surlyn, tampas, transparência

Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Convertedor: Wise Wood / Aptar Group / Dow
Brand owner: Grupo Boticário


País: Brasil


O Grupo Boticário desenvolveu um processo inédito no mundo para a reciclagem de tampas de perfumaria em SURLYN™, gerando resultados de economia circular. As tampas são recolhidas pós consumo, separadas por cooperativas de reciclagem, recicladas e por fim, retornam ao consumidor em novos produtos. Os desafios encontrados foram: o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem, que pelo fato do material ser específico foi preciso estudar as propriedades da resina e criar a tecnologia de reciclagem inovadora para este material. Outro desafio foi a composição de lotes de tampas pré e pós consumo.

O projeto teve por objetivo desenvolver o método de reciclagem para tampas feitas com SURLYN™ a partir da prospecção de parceiros para concretização da entrega da tecnologia, sem perder os importantes atributos técnicos e visuais do material como transparência, que premiuniza as embalagens. Neste projeto optou-se por também reaproveitar os rejeitos de SURLYN™ que são descartados em processos industriais (PIR – pós industrial), incorporando-o neste lote industrial das tampas do Floratta. Essa prática traz resultados positivos em termos de eficiência e redução do impacto ambiental.

Segundo estudo de Avaliação de Ciclo de Vida utilizando o software SimaPro, analisando a pegada de carbono, foi possível concluir que, com a incorporação de porcentagens de material reciclado nas tampas, há redução da emissão de gases do efeito estufa (em média 10%) comparando com o processo atual. As tampas em surlyn reciclado possuem o mesmo desempenho técnico das tampas em SURLYN™ virgem, garantindo o adequado desempenho esperado para a embalagem, porém, com menor impacto ambiental quando comparado às tampas de SURLYN™ virgem, garantindo eficiência ambiental à embalagem.

Antes do desenvolvimento da tecnologia, as tampas eram consideradas rejeitos pelas cooperativas, pois não tinham valor de mercado nem eram inseridas em um novo ciclo produtivo. Além de permitir o retorno sustentável, o novo processo de reciclagem reaproveita rejeitos que seriam usualmente descartados Com a redução de utilização de resina virgem várias etapas são otimizadas, como a compra de matéria-prima, análise da qualidade, transporte e processamento.

O consumidor devolve as tampas nas lojas, transportadoras que abastecem as lojas levam até as cooperativas. Há uma segregação nas cooperativas, consolidação em parceiro e envio para o reciclador. A resina é lavada, moída, processada e encaminhada para a fabricante de tampas tornando-se novas.

Ver maior em nova página